bar da Graça: sacralizando o cotidiano


Está aberto o "bar da Graça"!

O título é provocativo. Causa certa curiosidade. Bar? Graça? Quem é essa pessoa?

Um bar pode ser um local de conversa, de troca de ideias, de passar um tempo se divertindo com os amigos. Pode ser um local cheio de bêbados descontrolados. Para muitos, é um lugar de perdição. O suprassumo do mundanismo. Um dos lugares presentes no Top 5 dos mais profanos do planeta.

Graça é um presente de Deus a nós, um dom imerecido, uma dádiva preciosa. Pode ser também uma disposição do coração de Deus a nosso respeito. Pela Graça somos salvos. É a Graça de Deus que nos transforma, nos liberta, nos mostra o quão imerecedor somos.

"bar da Graça" poderia ser o boteco da esquina, da tia que se chama Graça. Mas nesse caso, não é. É um blog e seu nome sugere sua intenção: unir sagrado e "secular". O objetivo é encontrar a Graça onde ninguém vê e aproximar cotidiano e sagrado, fazendo-os se tornarem um só. Mostrar que "a fé tá na vida", que há ecos do Evangelho e da Verdade fora dos nossos arraiais. Sacralizar o cotidiano.

A missão do "bar da Graça" é dupla: em primeiro lugar, é apresentar a Boa Nova de maneira relevante para a sociedade atual, através de elementos artísticos e da cultura pop. Em segundo lugar, busca mostrar para os cristãos a Graça que há na criação do Criador, pois todo dom perfeito vem dEle, tudo é por Ele e para Ele.

Já passou da hora de pensarmos um pouco fora dos preconceitos que a religião nos coloca. É hora de olharmos para a criação e vermos Deus e não o diabo, de olharmos para a arte e vermos a criatividade que o Autor da vida derrama sobre o ser humano. De olharmos para o ser humano e compreendermos que a imago Dei nele está deformada pelo pecado e que, apesar do mal, ainda há reflexos da bondade e da verdade. É hora de acabarmos com esse pensamento dicotomizador, que separa "vida secular" de "vida pra Deus" e começarmos a encarar toda a nossa vida como sagrada, toda ela como dedicada a Deus, tudo o que fazemos, tudo o que somos. É hora de compreendermos que "obra de Deus" não são apenas atividades na igreja e que servir a Deus não é simplesmente fazer coisas no "templo" ou ter um ministério itinerante pelo mundo.

Para o cristão, não há uma vida sagrada e outra secular. Apenas vida sagrada, afinal, tudo que faz - seu trabalho, seu estudo, sua diversão - é feito para Deus. 

Pensando nisso, o "bar da Graça", de início, servirá drinques separados em cinco seções:

Mesa de Bar (#mesadeBar): são textos para expor ideias, discutir um assunto, expressar opiniões dos autores sobre religião e espiritualidade.

Mais um, por favor (#maisumPorFavor): são textos inspiradores, nos quais o eu-lírico do autor é aflorado, onde sentimentos são colocados para fora, onde as dores da vida são escancaradas.

Aperitivo (#aperitivo): Drinques rápidos, apenas para compartilhar uma música, um poema, poesia ou conto, sem discorrer sobre eles.

Jukebox (#jukebox): para mostrar que Deus também fala através da música dita "secular", se você ficar atento à voz dEle. 

Coquetel (#coquetel): algo do cotidiano e "secular", como uma propaganda, um filme ou um livro, numa boa mistura com a Palavra e valores do Reino.

Shot (#shot): textos curtos, porém que descem rasgando. São difíceis de engolir, mas ótimos para mostrar onde temos errado.

Seja bem vindo ao "bar da Graça"!

Severino Netto

22 comentários:

  1. Huhum... até que enfim um bar que dá vontade de entrar, ficar, conversar e ouvir uma boa música. Um lugar que ainda vai me dar muitos momentos de reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, caro amigo! hahaha seremos os garçons! rs

      Excluir
    2. Espero que o público goste e dê boas gorjetas [comentários e compartilhamentos].

      Excluir
  2. Ahahahahaha, gostei muito deste bar!! Dá par abrir uma conta por favor?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha obrigado, Allan! Sua conta está aberta! rs
      Obrigado pela gorjeta (comentário)! Ficaremos felizes sempre que você nos der mais! rs

      Excluir
  3. Parabéns Netto, muito sucesso pra vc e sues amigos. ótimo blog... Nesse bar faço questão de ficar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, Isa! Obrigado! Sua presença no nosso bar é muito importante! Volte sempre! =D

      Excluir
  4. UAL, curti demais! quero passar nesse bar todos os dias e me embriagar sem medo! Deus abençoe essa iniciativa super legal, até tive umas idéias aqui que te conto depois rsrs =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Lily! Você é bem vinda sempre no bar da Graça! Ideias e dicas são super bem vindas também! =D

      Excluir
  5. Uma forma de justificar os próprios erros usando a Palavra de Deus para dizer q eh certo e normal..ótimo para essa nova geração...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, não somos os donos da verdade. Por isso, respeitamos a sua opinião. Que Deus nos abençoe e nos ajude a sermos melhores a cada dia.

      Excluir
    2. Camila, ficamos felizes com seu comentário! Na sua opinião, quais seriam esses erros? Esse bar também é um espaço para discussão de ideias, assim como qualquer outro! ;D

      Excluir
    3. Ola caro amigo!

      Concordo com minha amiga Camila Santo.
      Vejo em alguns comentarios e ideias o objetivo de ter e poder ter uma liberdade maior deixando o evangelho puro de lado.
      A ideia com de #jukebox que Deus fala no secular se você ficar atento a voz dele é meio que tentar trazer o chamado "secular" para o ambiente cristão.
      Eu dificilmente vou conseguir me atentar a voz do que você chama de "deus" nessas música pq dificilmente vou ouvir uma delas.
      Vamos pegar hoje pessoas que cantavam no chamado 'secular" e hoje se converteram.
      Ao ver o testemunho dessa pessoas, vc ve que muitos deles se arrependem e dizem q suas letras e sua musica tinha ideias e motivações contrarias a palavra do VERDADEIRO DEUS.
      E digo uma coisa se você buscar essa "verdade" e essa "voz de deus" nessa músicas, terá que se abrir a todos os ritmos e estilo, deixando que até músicas que sabemos que podem e muitas vezes são direcionadas a outros deuses, sejam analisadas e possamos também "ouvir a voz de deus".

      Cristão

      Excluir
    4. Olá, caro Cristão! É uma pena que você esteja se escondendo atrás de um pseudônimo... Aqui, somos totalmente abertos a críticas, pois cremos que nem sempre estamos certos. Não queremos que as pessoas aceitem sem questionamentos nosso modo de olhar para a cultura pop. Quando todos pensam igual, no fundo, ninguém está realmente pensando... A criação de "bonecos iguais" é tarefa da religiosidade. O Evangelho é libertador. Enfim, sobre seu ponto de vista, acredito que seja válido! Nossa intenção não é encontrar um deus qualquer na cultura pop, nem trazer o "mundo" para o ambiente cristão. É o contrário disso! O que queremos é encontrar e mostrar os ecos do Deus da Palavra na cultura pop. Procuramos sempre nos basear na Palavra, não em achismos, pra não correr o risco de encontrar um deus diferente do que Jesus é! Não queremos um abandono do evangelho puro. Pelo contrário, queremos um retorno ao verdadeiro Evangelho.
      Independente das motivações dos cantores ditos "seculares", é notável tentar encontrar a Graça Comum nas manifestações artísticas fora do âmbito "sagrado", fora da caixinha que a religiosidade coloca em nós. Como exemplo, cito Atos 17:28, o versículo-inspiração para o bar da Graça: "Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.". Aí, Paulo está evangelizando os atenienses. Como se sabe, os gregos eram muito ligados à questão das ideias, à filosofia, às artes, à cultura em geral. Para eles, isso era primordial. Paulo usa as palavras de poetas pagãos para falar sobre Deus. O "porque nele vivemos, nos movemos e existimos" tão citado nos círculos cristãos é, na verdade, frase de poetas pagãos gregos. Paulo localizou a Verdade fora da religião. Ele citou a Verdade contida nos versos de poetas pagãos. E por que não nós?

      Minha oração é que Deus abra os olhos dessa geração. Que Ele desperte uma geração que sacraliza o cotidiano, que vive uma vida que é sagrada por completo. Lembrando que sacralizar a vida não é seguir um padrão religioso, mas viver sua vida de forma holística para Deus.

      Um abraço cordial!

      Excluir
    5. Ola Meu caro Amigo!
      Infelizmente eu vejo em suas palavras (posso estar errado) uma vontade de querer justificar a sua vontade de ouvir a musica chamada "secular" em especifico o Pop, não somente para encontrar o que você chama de "graça" mas também para entretenimento próprio.
      Não sou contra nos Cristãos ouvirmos musica “secular”, mas temos que ser bem seletivos para não deixar a nossa mente ser dominada pela letra e intenção que o inimigo de nossas almas muitas vezes tenta passar através dela.
      Em relação a música tente entender uma musica não existe secular ou gospel, não existe boa ou ruim. Mas existe uma diferença quando você expressa uma música e a diferença é pra quem você expressa ela.
      Vamos analisar agora sobre a sua resposta:
      “CULTURA POP” - Pq somente a cultura pop? Somente nesse ritmo que podemos encontrar o eco da sua chamada “graça”? Somente através de artistas desse ritmo que se pode ouvir algum eco da verdade? Por acaso a acepção de pessoas(ritmos)? O Heavy Metal, Samba, Rap, Hip Hop, Axé, Funk, Sertanejo e entre outros ritmos não pode-se encontrar eco? Ou será que esses ritmos não lhe agradam e devido a isso não há ecos da palavra de Deus para satisfazer a sua vontade e maquiar com verdadeira VERDADE?
      RELIGIOSIDADE – Infelizmente esse termo esta sendo utilizado para justificar a liberdade que muitos cristãos querem encontrar na verdade imaculada de Deus. Se temos vontade de fazer algo e esse algo contradiz os princípios do reino, essa pessoa é alienada e religiosa.
      POETAS PAGÃO – Eu desconheço essa fonte a qual você diz q Paulo se refere em seu texto aos atenienses. Mas mesmo assim, podemos utilizar a frase que já havia lhe falado. A diferença está em para quem você fala, em para quem você canta, a quem você adora. Você vai encontrar o que você chama de “graça” em diversas canções seculares, pois por mais que eles não sejam conhecido como cristão, muitos deles acreditam em Deus, muitos deles conhecem as escrituras e em suas canções muitas vezes devido momentos que passaram tentar expressar sua gratidão em alguma canção. Mas da mesma forma que agrade, na canção seguinte já utiliza o próximo momento para ir totalmente contra os valores do reino e verdadeira graça, utilizando de termos que desvalorizam a mulher(criação de Deus), são contra valores familiares(traição, prostituição) e muitas outras coisas que você sabe que desagradam ao Deus que realmente nos da a verdadeira graça.
      PSEUDONIMO – Cristão não é um pseudônimo e sim a forma que aqueles que REALMENTE se pareciam com Cristo passaram a ser chamado no inicio da dispensação da GRAÇA do VERDADEIRO DEUS!

      Seu amigo CRISTÃO!

      Excluir
    6. Caro "Cristão", te dou o conselho de Paulo: "ponha à prova todas as coisas e fique com o que é bom" (1 Tessalonicenses 5:21). Despreze o mal, fique com o que é bom. Despreze que o você considerar "herege" no bar da Graça e fique com aquilo que te edifica.

      Seu amigo que se identifica: Netto Britto!

      Excluir
    7. Quanto aos ritmos, "cultura pop" designa tudo o que é mainstream, que é parte da cultura feita para ser vendida pela Indústria Cultural. Não quis me referir a um estilo ou ritmo específico ;D

      Excluir
  6. Fala Netão... td na paz?

    Falei com o Halan uns tempos atras e ele havia comentado sobre o seu blog, meio que "polemico".
    Tenho pensamentos e ideias parecidas com esse tal de "Cristão", sendo alguns um pouco mais radicais em relação a algumas coisas e outros mais conservadores.
    Dessa forma, prefiro não expressar minhas opniões.
    Mas boa sorte.

    Jadson... PAZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, Jadson! Fico feliz pela sua visita e comentário aqui no bar!

      Cara, aqui não temos problema com opiniões diferentes... hahaha os assuntos são polêmicos e definitivamente não queremos enfiar nada goela abaixo de ninguém. Gostamos de saber da opiniões dos outros, mesmo que elas sejam diferentes das nossas. Escreva aqui suas opiniões também! O que não vale é criar pseudônimos e fakes, afinal, se pensa diferente, mostre o rosto, assim como nós estamos dando nossas corpos a pedradas. Sabe, se esconder faz a pessoa perder credibilidade.
      Ah, zelamos também pelo bom senso e respeito pelos outros. Nossa opinião nem sempre é a única correta.

      A fé tá na vida, o Deus da Palavra se revela de múltiplas maneiras.

      Volte mais vezes!

      Abração!

      Excluir
  7. Eu acredito q seja livre a opção de se expressar se identificando ou não. Penso q o q deve importar pra vc seja a opinião do indivíduo e nao o seu nome ou a sua cara... se fosse alguém q falassem a favor do blog anonimamente vc soh agradeceria, mas como falou contra enttão a pessoa "deveria" se identificar. Identifique- se quem quiser..o q importa eh o comentário ;) não se apegue nisso.. aparenta q por não ter argumentos válidos contra o q ele pensa (o q eu penso tbm em vários pontos) entao fica qrendo a "identificacao" dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Camila. A questão aqui definitivamente não é essa. É justamente a pessoa não se identificar. Em outro post, alguém postou "Curti!" e também quisemos que a pessoa se identificasse, tanto é que depois descobri que era minha irmã. Enfim, a identificação é caráter constitucional. A Constituição Brasileira de 1988 diz que é livre a expressão da pessoa, desde que se identifique. Ou seja, ninguém pode sair dando opinião a torto e a direita sem dar a cara a tapa. =D Admiro você, que tem suas opiniões mas se identifica. Isso sim é coisa de cristão.

      Excluir